Cachorro Pinscher 0
08/03/2021

Pinscher: Tudo que você precisa saber sobre o Cachorro Pinscher

Por ANTONIO IVAN VIEIRA IVAN

Tudo que você precisa saber sobre o Cachorro Pinscher?

Cachorro Pinscher

Se você estar interessado em um cachorro pinscher deve entender que energia é o seu sobrenome. Pois são cães bem agitados e de personalidade forte.

Pinscher segue estritamente o ditado popular “o tamanho não é um documento”. Este tem no máximo uns 30 cm, é famoso pela sua inesgotável energia e latido, quando encontra algum problema à sua volta mostra toda a sua bravura.

Ao contrário de outros cães pequenos, Pinscher é um excelente guardião. Seus grandes olhos negros estão sempre alertas.

Embora esta seja a escolha de muitos moradores de apartamentos e casas compactas, os animais de estimação ainda gostam de correr e consumir toda a sua energia.

Condições físicas do cachorro Pinscher

Os cães da raça Pinscher são no geral de pequeno porte, mas possuem um temperamento bem marcante, costumam ser valentes, corajosos, ousados e extremamente curiosos como todo o cachorro.

É um cão no geral muito apegado aos seus donos e as pessoas que vivem com ele, não é um cão que ser intimida fácil. São guardiões fieis, são bem atentos e avisam os seus donos em caso de invasão.

O tempo de vida da raça de cachorro Pinscher é normalmente 15 anos, ele pesa em torno de 6 kg e é um cachorro bem fofo.

Se você é uma pessoa que gosta de cães mais calmos, a raça Pinscher não é recomendada, pois ele é um cão bem agitado, eles adoram correr o tempo inteiro pela a casa e são bastante observadores.

Temperamento do Pinscher

Na realidade o temperamento do seu Pinscher vai variar muito da maneira a qual você vai cria-lo e o treinamento do mesmo. É normal todo o cachorro latir para pessoas estranhas, isto não é uma particularidade somente do cachorro Pinscher.

Ele é extremamente guardião das pessoas que ama, essa é uma característica muito forte desta raça. São amorosos e brincalhões com os seus donos.

O cachorro Pinscher não é uma raça de muitos holofotes, aqui no Brasil é uma raça muito procurada, pois é facilmente criada em apartamentos e casas que não tem muito espaço.

No Estados Unidos o cachorro Pinscher é uma raça popular.

Pinscher alcançou mais de 300 anos de sucesso. Os historiadores descobriram pinturas de filhotes de cachorro semelhantes ao Pinscher em miniatura no século 17.

 No século 19, mais pinturas com animais de estimação foram descobertas. Provandoque o seu sucesso tem uma longa história, é uma raça que não chegou agora são anos de evolução.

Conheça um pouco da história do Pinscher…

Origem

Apesar de muitas semelhanças, Pinscher não é a miniatura de um Doberman. Os especialistas acreditam que a Alemanha é o país de origem desta variedade, mas não há muitos vestígios. No início, devido ao seu pequeno tamanho, este cachorro destacou-se como um excelente caçador de roedores.

Fisicamente ele parece bastante com o pinscher alemão e até mesmo o Doberman, Especialistas afirmam que é possível o cruzamento entre duas raças, os Greyhound Italiano e Dachshund, ou até mesmo um terrier pois são cães de raça de pequeno porte.

Cuidados que você deve ter com o cachorro :

  1. Escolha a alimentação correta para o seu Pinscher de acordo com a idade do mesmo, pois é dessa maneira que você vai suprir as necessidades físicas do seu cão;
  2. Utilize no pelo do Pinscher somente shampoo especifico para cachorro;
  3. Use coleiras antipulgas para deixar possíveis problemas que venha afetar a saúde do seu cão;
  4. Leve regularmente ao veterinário;
  5. Proporcione momentos de lazer ao seu pinscher, lembre-se sempre que ele precisa queimar energia.

Personalidade do Pinscher

Pinscher tem uma personalidade forte. Mais importante ainda, os filhotes dessa raça são destemidos e sempre vigilantes. Apesar de seu pequeno tamanho, quando estão ameaçados, geralmente são vistos começando por cima de outros cães, quase sempre maiores do que outros cães.

A lealdade ao guardião é outra característica da personalidade marcante deste pequeno cão de guarda. O filhote sempre tentará protegê-lo como um guardião mesmo que você não corra nenhum risco.

Socialização com a raça

À primeira vista, como no relacionamento com outros animais de estimação, Pinscher não é tão amigável com estranhos ou crianças. No entanto, não há segredos.

Com a socialização precoce do filhote, esse problema logo será resolvido. Jogar alguns jogos com animais de estimação é muito divertido e pode ser uma das maneiras mais fáceis de socializar com outras pessoas.

Se o seu cachorro está com dificuldades, é importante ter profissionais para auxiliar no treinamento interativo.

Convivência com o cachorro Pinscher

A energia presente em Pinscher é uma explosão de interação. Mas quando não é correspondido, o filhote fica desanimado e um pouco irritado.

Por isso é muito importante que o responsável reserve um tempo do seu dia para brincar com a sua mascote!

A interação com outras raças ou outras espécies de animais, como gatos, não é o ponto forte de um Pinscher. Para que o tratador não tenha problemas com seus filhotes e outros animais de estimação, a interação do filhote é muito importante.

Escovação dos pelos

O cão da raça Pinscher precisa ser escovado pelo menos uma vez por semana é uma tarefa fácil.

Sua pelagem curta e brilhante não requer muito trabalho, mas é necessário escovar para que sua casa não fique coberta de pelos. Isso ocorre porque a queda de cabelo em cães é muito comum, principalmente ao trocar de roupa. Para ajudar neste processo, use um pente específico para escovação do seu cão.

Higiene do Pinscher

Para manter a higiene do Pinscher, alguns cuidados devem ser tomados.

Ao dar banho no cão, certifique-se de escolher itens específicos para ele. Usar substâncias contidas em produtos humanos não é benéfico para a saúde dos animais de estimação.

 É importante limpar itens para cães, como engradados ou caixas de transporte. Os responsáveis ​​também devem prestar atenção na limpeza de outros acessórios que ficam sujos com o tempo, como lençóis e peluches que os filhotes gostam.

Lembre-se de escovar os dentinhos do cachorro. Este processo protegerá a saúde bucal do animal e manterá sua saúde. Se não tiver certeza de como realizar esta tarefa e qual produto usar, consulte o veterinário responsável pela saúde do seu filhote.

Outro processo de atenção à higiene animal está relacionado às unhas. Para o responsável, o ideal é prestar atenção ao tamanho das unhas da criança e cortá-las se necessário, para que o filhote não se machuque ao se coçar.