pug

PUG: a sua super companhia canina

PUG: a sua super companhia canina

Bastante carinhosos adoram ficar no colo e gostam de estar rodeados pela a família o PUG é uma excelente opção para quem quer adotar um cão.

A raça fofa de cara amassada que adora agradar o seu dono, vai ter surpreender no quesito aprendizado pois são cãos extremamente inteligentes e carinhos.

Por ser bem pequeno, ele pode ser criado em apartamento, é um cão bem tranquilo. É uma raça muito sensível as mudanças climáticas e não precisam de espaços grandes para queimar gordura, adoram brincar.

Seu tutor é considerado um grande líder, são cãos obedientes, deste que seu tutor seja firme nos comandos.

Origem e história do PUG

O PUG é uma raça que surgiu na China, pesa em média de 6 a 8 kg, com altura média de 25 a 30cm e vive em média de 15 anos. É considerado uma das raças mais antigas, o PUG é uma raça que marcou a história pois antigamente pertencia aos imperadores eram mimados e cercados de luxos.

Vamos falar um pouco sobre as características do PUG

Reconhecida podemos mencionar somente duas cores de PUG, que é a preta e a o bege variando entre o claro é o tom mais escuro, porém hoje já encontramos PUG na cor chocolate, branco, tigrados e também prata, não podemos deixar de mencionar os albinos, na maioria das vezes orelhas e o focinho são pretos.

Como é o temperamento da raça PUG?

Comprar um pug

O PUG é um cão muito conhecido por ser um bom companheiro, é bastante sociável e um fiel e bom escudeiro. Mesmo quando não é solicitado ele fica atrás do seu dono em busca de carinho e muito chamego.

Porém não é um cachorro que gosta de ficar sozinho, ser você é uma pessoa com a vida muito agitada, corrida e quase não para em casa não recomendo esta raça.

Não gostam de ficar sozinhos, como qualquer outro cão, o PUG pode até ficar doente, então ser você não tiver tempo de ter um cão, não tenha, pois eles querem atenção a todo tempo.

O adestramento desta raça deve ser feito ainda filhote, pois adultos como qualquer cão precisa ter paciência, são meio desobedientes.

O PUG é um cão extremamente dócil, ideal para quem tem crianças, idosos e gosta de casa cheia com pessoas desconhecidas, ele é considerado um cão bem sociável e bastante beijoqueiros.

Vai proporcionar imensa alegria para a família que resolver adotar um PUG. Só tome cuidado com crianças pequenas, pois os olhos da raça são bem sensíveis, é qualquer descuido pode irritar o olho do seu pet.

Além disso, o PUG é um cão muito calmo, não late muito, o latido dele parece um ronco, é bem semelhante, não se assuste, é uma maneira que ele tem de ser comunicar.

O PUG é uma raça destruidora?

cachorro lindo o pug

Depende, a raça tem um comportamento bem estável, porém como todo o cão saudável a raça quando filhote esbanja muita disposição e energia, normalmente quando adulto tende a ser mais calmos.

Se ele vive dentro de casa cuidado com calçados, móveis e objetos pelo o chão pois podem ser tornar vítimas em potencial, são bem comilhões e podem usar qualquer objeto que verem pela a frente para isso, o ideal é que ele tenha o espaço dele com os objetos dele.

Treine o PUG desde de filhote e importante o manter ocupado, eles precisam de bastante estímulo e interação. Com o passar do tempo, eles tendem a serem mais calmas e ficarem mais calmos.

Cuidados com os PUG confira a seguir:

Considere as seguintes características antes de adotar essa raça:

  • PUG é uma raça feita para ser criada dentro de casa, pois não aguenta mudanças de temperatura, nem frio demais, nem calor demais;
  • Só tenha um PUG ser tiver tempo para ser dedicar, dar muito amor e atenção, ele é um cão que não gosta de ficar sozinho;
  • É um cão que tem dificuldade para respirar, por conta do formato do focinho, é bem típico de um ronco;
  • Não precisa dar muitos banhos ao PUG, isso não é saudável para o cão, a raça tem um pelo bem curto, porém soltam bastante pelo é importante que escove ele diariamente;
  • Corte sempre as unhas do PUG e mantenha elas aparadas, caso não tenha habilidade necessária para isso procure um profissional;
  • Mantenha os olhos do seu PUG limpo com soro fisiológico, tenha atenção ser o PUG vem coçando bastante essa região, pois lesões são bem comuns nos olhos;
  • As dobras do PUG ser ficarem úmidas podem causar doenças de pele, tais como dermatite.
cachorro fedaputa

Vamos falar um pouco sobre a saúde do seu PUG…

Como todos nós sabemos o PUG tem focinhos bem achatados, isso dificulta muita a respiração do cão e assim o deixa sensível as mudanças climáticas, sendo frio e calor.

Consequentemente o PUG não pode praticar corrida, isso cansa muito ele. As dobras do cão facilitam o aparecimento de infeções e dermatite de pele esse é um problema muito comum da raça.

O PUG é uma raça que possui muita tendência de engordar, leve seu cão para passear todos os dias, isso vai ajudar a manter ele no peso ideal.

Não é uma raça sedentária, nem preguiçosa, ponha ele pelo menos 30 minutos diariamente para ser exercitar, vai ajudar ele não adquirir sobrepeso e manter o seu pet sempre com a saúde em dia.

Vamos falar sobre o preço do PUG

Um PUG filhote pode custa de R$ 1000 ao preço máximo de R$ 7000, esse valor é baseado no preço de comercialização de diversos site de venda do país.

Antes de comprar um PUG, pense bastante e porque não adotar? Existem tantos órgãos por ai com centenas de animas abandonados esperando uma oportunidade.

Alimentação do PUG

Se tem uma coisa que qualquer cão ama é COMIDA. Não é à toa que a raça tem uma tendência gigantesca para engordar, são gulosos demais.

É importante que você seja um bom tutor, é ser preocupe com a alimentação do PUG, tente balanceá-la.

Forneça ao seu amiguinho uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas para que ele cresça forte e saudável e viva bem por muitos anos.

Controle a quantidade de petiscos e comidas para que ele não fique gordinho e sofra com sobrepeso, isso pode acarretar diversos problemas a saúde do seu cão.

Invista em uma boa ração para o seu PUG, a frequência e quantidade de ração deve ser seguida de acordo com a embalagem e orientação de sua veterinária de confiança.

É importante deixar bem claro que o mercado pet hoje apresenta um catalogo bem diversificado, com alimentações de mais dos diversos tipos, procure uma bem específica para a raça.

Consulte um veterinário para que ele te ajude a fazer uma escolha ideal para o seu cão. Os PUGs precisam de uma alimentação rica em fibras, óleos essenciais, proteínas e cálcio, além do ômega 3 que não pode faltar.

É difícil resistir os olhos pidão de um PUG? Não é mesmo?

Sabemos o quanto, mais a palavra correta para não deixar o seu bichinho com os olhos de pidão e nem você com coração partido por não dar o petisco é MODERAÇÃO.

Na alimentação do PUG não há contraindicações, a única palavra que você precisa ter em mente é moderação, uma alimentação controlada não fará mal ao seu pet.

Os petiscos devem ser dados apenas em situação de adestramento, como um bom agrado caso o cão se comporte e cumpra o proposto. Até nos petiscos é importante pensar, tente dar somente coisas saudáveis, longe de corantes, conservantes e quaisquer outras substâncias que possa prejudicar seu amiguinho.

Um belo petisco são as frutas, porém não dei jamais ao seu cão frutas cítricas, tais como a laranja, abacaxi, morango e também a tangerina por exemplo, pois elas de fato entram agredido o estomago do PUG fazendo mal.

Não fortaleça a gula, regule toda a quantidade de comida e petiscos oferecido ao PUG, lembre-se que o PUG não pode ser um cão obeso, pois prejudica ainda mais a saúde dele.

Quando a obesidade tomar conta do PUG é extremamente importante procurar auxílio e ajuda de um bom nutricionista, para indicar o melhor método para perder peso, e assim vai melhorar a qualidade de vida do seu cão.

Uma coisa importante que precisamos ressaltar, JAMAIS dei chocolate ao PUG, ou melhor jamais dei chocolate a qualquer cão pois pode proporcionar prejuízos a saúde do seu cão.

Pois o chocolate causa uma forte intoxicação, podendo levar o seu cão a morte. Mesmo ingerindo pequena quantidade de chocolate, pode causar sintomas com consequências graves ao seu pet.

Se ingerido em doce pequena ele pode causar um grande estrago, desde de sintomas mais leves aos mais graves até levar o seu cão a morte.

Levando primeiro o seu PUG em coma e depois ao óbito, caso sem querer durante o dia a dia aconteça do seu cão comer chocolate, corra imediatamente para o veterinário, isso vai evitar complicações fatais e lá no veterinário eles vão controlar as reações e sintomas.

Deixe um comentário