Shiba Inu
04/02/2021

Tudo sobre Shiba Inu

Por Animais Valiosos Tudo Sobre Animais

Tudo sobre Shiba Inu

A raça de cães Shiba Inu foi originalmente criada para libertar pássaros e pequenos jogos, e ocasionalmente era usada para caçar javalis. Eles são uma das seis raças nativas do Japão: Akita (grande), Kishu, Hokkaido, Kai, Shikoku (médio) e Shiba (pequeno).

Mesmo que sejam cães de raça pura, você pode encontrá-los sob os cuidados de abrigos ou grupos de resgate. Lembre-se de  adotar ! Não compre se quiser levar um cachorro para casa.

Shibas são conhecidos por sua personalidade espirituosa, orelhas pequenas e eretas e agilidade de gato. Hoje, eles servem principalmente como  cães de companhia no Japão e nos Estados Unidos.

DogTime recomenda para seu Shiba Inu de tamanho médio. Você também deve para o seu cachorro de pêlo comprido!

Veja abaixo a lista completa de características de raças de cães e fatos sobre Shiba Inus!

Resultado de imagem para "cão shiba inu"
Mais sobre esta raça Shiba Inu

Mais sobre esta raça Shiba Inu

Com suas orelhas eretas, olhos estreitos e cauda encaracolada, esta raça da Terra do Sol Nascente parece uma raposa, ou talvez um brinquedo de pelúcia. Ele não é nenhum dos dois. Ele é o Shiba Inu, o menor – e possivelmente o mais antigo – dos seis cães spitz originários do Japão.

O Shiba Inu é conhecido por uma personalidade ousada e fogosa. Os japoneses têm três palavras para descrever as características mentais da raça: kaani-i (ousadia espirituosa), ryosei (boa natureza) e soboku (alerta). Combinados, esses traços constituem o temperamento interessante, inteligente e obstinado desta raça.

O Shiba Inu é pequeno (cerca de 300 reais) e atlético. Como um guerreiro ninja, o Shiba Inu se move rapidamente, com agilidade e sem esforço. Ele está atento e alerta.

E superior – ou assim pensa, segundo quem conhece e ama esta raça. O Shiba Inu se aproxima do mundo com uma dignidade calma que é exclusivamente sua, e é provavelmente por isso que ele também é descrito como teimoso.

Por causa de sua independência, o Shiba Inu não é a raça mais fácil de treinar. Socialização – o processo pelo qual filhotes ou cães adultos aprendem a ser amigáveis ​​e a se dar bem com outros cães e pessoas – e o treinamento deve começar cedo para ensinar ao Shiba Inu boas maneiras caninas.

É importante compreender a natureza do pensamento livre do Shiba Inu para que você não fique frustrado. O Shiba Inu é muito inteligente, mas não quer necessariamente fazer o que você deseja que ele faça. Você pode ter que fazê-lo pensar que a obediência é ideia dele. Para obter melhores resultados, é importante trabalhar com um treinador que entenda a independência da raça.

Outra tendência da raça é a possessividade. O Shiba Inu guarda suas coisas , incluindo brinquedos, comida ou território. A socialização adequada ajuda a minimizar essa característica, mas é aconselhável deixar de lado qualquer um de seus brinquedos e guloseimas favoritos quando outros cães ou crianças estiverem por perto, para que ele não fique tentado a brigar por eles.

Apesar de tudo isso, o Shiba Inu é um bom cão de família – ele é leal e dedicado – e se dá bem com crianças desde que seja devidamente socializado e treinado, e as crianças o tratem com gentileza e respeito.

O Shiba Inu é conhecido por mostrar o lado ardente de sua personalidade com outros cães e animais. Ele pode ser agressivo com os cães, especialmente machos intactos com machos intactos. 

Não se pode confiar na maioria dos Shibas sem coleira porque são caçadores naturais e adoram caçar . Há uma grande chance de ele perseguir um esquilo, esquilo ou gato. Ele geralmente desconfia de estranhos e é um bom cão de guarda, alertando você sobre qualquer coisa incomum.

Sair para alguma ação também é importante para um Shiba. Ele precisa de um bom treino diário , seja uma caminhada na vizinhança ou uma corrida ao lado de seu dono de bicicleta. 

Ele é mais adequado para uma casa com um quintal bem vedado (ele tem tendências de artista de escape ) onde pode brincar. Ele sempre deve ser controlado quando não estiver em casa por causa de seu impulso de caça e potencial para agressão canina.

O Shiba Inu é um companheiro maravilhoso, embora sua personalidade obstinada possa ser demais para algumas pessoas. Outros ficam encantados com sua coragem e lealdade, razão pela qual os entusiastas dizem que possuir um Shiba não é apenas possuir um cachorro – é um modo de vida.

luzes

Resultado de imagem para "cão shiba inu"
  • O cuidado é mínimo para o Shiba Inu, embora ele derrame pesadamente duas vezes por ano.
  • O Shiba Inu é uma raça inteligente que aprende rápido. No entanto, se ele escolhe fazer o que você pede, é outra questão.
  •  Os proprietários de cães de primeira viagem ou tímidos podem ficar frustrados com o desafio de treinar este cão.
  • Ele é um cachorro pequeno, mas precisa de muito espaço para brincar. O Shiba Inu precisa de uma casa com um quintal cercado.
  • O Shiba Inu pode ser agressivo com outros cães e perseguirá pequenos animais que ele percebe como presas.
  • O Shiba Inu tende a ser possessivo com seus brinquedos, comida e grama.
  • Para obter um cão saudável, nunca compre um filhote de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou pet shop. Procure um criador de boa reputação que teste seus cães reprodutores para ter certeza de que estão livres de doenças genéticas que podem passar para os filhotes e que têm temperamentos saudáveis

História

O Shiba Inu se originou no Japão junto com o Akita , Shikoku, Kai Dog, Hokkaido e Kishu, todos os quais são maiores do que o Shiba Inu. O Shiba Inu foi usado principalmente como cão de caça para expulsar pequenos animais e pássaros para os caçadores.

Existem várias teorias sobre como o Shiba Inu recebeu seu nome. Uma explicação é que a palavra Shiba significa “mato”; os cães receberam o nome dos arbustos em que caçavam. 

Outra teoria é que a cor vermelha ígnea do Shiba é a mesma que a cor do outono das folhas do mato. Uma terceira ideia é que um significado arcaico da palavra shiba se refere ao seu pequeno tamanho.

A Segunda Guerra Mundial quase significou um desastre para os Shiba, e a maioria dos cães que não morreram em ataques de bombardeio sucumbiram à enfermidade durante os anos do pós-guerra. 

Após a guerra, os Shibas foram trazidos do interior remoto e foram estabelecidos programas de reprodução. A população restante foi cruzada para produzir o Shiba como ele é conhecido hoje.

O Japanese Kennel Club foi fundado em 1948 e o padrão da raça Shiba Inu foi elaborado por Nihon Ken Hozonkai, que foi adotado tanto pelo Japanese Kennel Club quanto pela Federation Cynologique Internationale.

Uma família americana de serviços importou o primeiro Shiba Inu para os Estados Unidos em 1954, mas há pouco mais documentado sobre a raça até os anos 1970. 

A primeira ninhada dos EUA nasceu em 1979. O Shiba Inu foi reconhecido na American Kennel Club Miscellaneous Class em 1993 e adquiriu o status completo com o Non-Sporting Group em 1997.

Tamanho

Os machos têm 14,5 a 16,5 polegadas de altura e pesam cerca de 330 Reais. As fêmeas têm 13,5 a 15,5 centímetros de altura e pesam cerca de 270 Reais

Personalidade

O bem-educado Shiba Inu é amável, alerta e ousado. Ele é obstinado e confiante, e frequentemente tem suas próprias ideias sobre as coisas. Ele é leal e afetuoso com sua família, embora tenda a suspeitar de estranhos.

O Shiba Inu não compartilha bem. Ele tende a proteger , às vezes agressivamente, sua comida, brinquedos ou território. 

E ele nem sempre se dá bem com outros cães, especialmente se estiver intacto. Ele não hesitará em perseguir pequenos animais que considera presas.

O temperamento é afetado por uma série de fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização .

 Filhotes com bom temperamento são curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas e ser abraçados por elas. Escolha o filhote de cachorro no meio do caminho, não aquele que está batendo em seus irmãos de ninhada ou aquele que está escondido no canto.

Saúde

Shiba Inus geralmente são saudáveis, mas como todas as raças, eles estão sujeitos a certos problemas de saúde. Nem todos os Shiba Inus pegarão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça.

Se você estiver comprando um filhote, encontre um bom criador que lhe mostrará as liberações de saúde para os pais de ambos. As autorizações de saúde provam que um cão foi testado e liberado de uma condição específica.

  • Alergias: as alergias são uma doença comum em cães, incluindo Shiba Inu. Existem três tipos principais de alergias: as alergias alimentares, que são tratadas pelo processo de eliminação de determinados alimentos da dieta dos cães; alergias de contato, que são causadas por uma reação a uma substância tópica, como roupas de cama, pós para pulgas, xampus para cães e outros produtos químicos; e alergias inalantes, que são causadas por alérgenos transportados pelo ar, como pólen, poeira, bolor. O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir restrições alimentares, medicamentos e mudanças ambientais.
  • Quilotórax: o quilotórax é uma condição que causa o acúmulo de um fluido na cavidade torácica. Esse acúmulo causa dificuldade para respirar, diminuição do apetite, tosse e letargia. O quilotórax pode ser causado por uma doença subjacente. O tratamento inclui a remoção do líquido, uma dieta com baixo teor de gordura ou, em casos graves, cirurgia.
  • Glaucoma: Glaucoma é uma doença que afeta cães e pessoas. É um aumento da pressão no olho e pode ser encontrado em duas formas: primária, que é hereditária, e secundária, que é causada pela diminuição de fluido no olho devido a outras doenças oculares. Os sintomas incluem perda de visão e dor. O tratamento e o prognóstico variam dependendo do tipo. O glaucoma é tratado com colírios ou cirurgicamente.
  • Câncer: os sintomas que podem indicar câncer canino incluem inchaço anormal de uma ferida ou inchaço, feridas que não cicatrizam, sangramento por qualquer abertura do corpo e dificuldade para respirar ou eliminar. Os tratamentos para o câncer incluem quimioterapia, cirurgia e medicamentos.
  • Epilepsia: a epilepsia costuma ser hereditária e pode causar convulsões leves ou graves. As convulsões podem ser exibidas por um comportamento incomum, como correr freneticamente como se estivesse sendo perseguido, cambalear ou se esconder. As convulsões são assustadoras de se assistir, mas o prognóstico de longo prazo para cães com epilepsia idiopática geralmente é muito bom. É importante lembrar que as convulsões podem ser causadas por muitas outras coisas além da epilepsia idiopática, como distúrbios metabólicos, doenças infecciosas que afetam o cérebro, tumores, exposição a venenos, lesões graves na cabeça e muito mais.
  • Luxação patelar: a patela é a rótula. Luxação significa deslocamento de uma parte anatômica (como um osso em uma articulação). A luxação patelar ocorre quando a articulação do joelho (geralmente da perna traseira) desliza para dentro e para fora do lugar, causando dor. Isso pode ser incapacitante, mas muitos cães levam uma vida relativamente normal com essa condição.
  • Hipotireoidismo: é um distúrbio da glândula tireoide que pode causar doenças como epilepsia, queda de cabelo, obesidade, letargia, manchas escuras na pele e outras doenças da pele. É tratada com medicamentos e dieta alimentar.

Cuidado

O Shiba Inu é mais adequado para uma casa com um quintal cercado. Ele é uma raça ativa que gosta de brincar, fazer caminhadas ou correr com você. Dar-lhe espaço para vagar vai ajudá-lo a tirar seus ya-yas.

A socialização é importante com esta raça. Como qualquer cachorro, ele pode se tornar tímido ou briguento se não for devidamente socializado – exposto a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes – quando é jovem. A socialização precoce ajuda a garantir que seu filhote de cachorro Shiba Inu cresça e se torne um cachorro completo, pois ele desconfia de estranhos e tende a ser agressivo com outros cães.

Ele também vai perseguir pequenos animais , como gatos ou esquilos que fogem dele, acionando seu impulso de caça. Por esse motivo, ele deve estar sempre na coleira quando estiver fora de seu quintal cercado.

Uma peculiaridade da personalidade do Shiba Inu é sua aversão a ser contido, embora seja necessário para sua própria segurança. Ele não gosta de usar coleira ou ser amarrado. O treinamento com coleira dessa raça leva tempo e paciência, mas é obrigatório.

Aulas de filhote e obediência são recomendadas para o Shiba Inu, não apenas pelas lições aprendidas, mas também pela quantidade de estimulação e socialização que proporciona ao cão. Trabalhe com um treinador que conheça esta raça. Não fique desapontado se o Shiba Inu for um aluno difícil e obstinado – essa é a natureza dele. Pense nisso como um desafio.

Alimentação

Quantidade diária recomendada: 1/2 a 1,5 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.

Observação : o quanto seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade. 

Os cães são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. 

É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em televisão. 

A qualidade da comida para cachorro que você compra também faz diferença – quanto melhor for a comida para cachorro, mais longe ela irá para nutrir seu cachorro e menos você precisará sacudir na tigela dele.

Mantenha seu Shiba Inu em boa forma medindo sua comida e dando-lhe duas vezes ao dia, em vez de deixar comida fora o tempo todo. Se você não tiver certeza se ele está acima do peso, faça o teste de visão e o teste prático.

Cor da pelagem e aparência

O Shiba Inu tem um casaco duplo grosso que lhe dá uma aparência de urso de pelúcia. A pelagem externa é rígida e reta, e o subpêlo é macio e espesso. Ele derrama moderadamente ao longo do ano e fortemente duas vezes por ano quando ele “sopra” o casaco (imagine uma tempestade de neve – mas em seus móveis e roupas).

A pelagem Shiba Inu vem em vermelho-alaranjado, urajiro (cor ventral de creme a branco) e gergelim (pêlos com pontas pretas sobre fundo vermelho vivo). Às vezes, há manchas brancas na ponta da cauda e nas patas dianteiras e traseiras.

O Shiba Inu é bastante fácil de manter quando se trata de escovação. Ele é um cão naturalmente limpo e sem odores. 

Ele precisa de escovagem para remover pelos mortos e distribuir óleos uma vez por semana, ou mais frequentemente quando ele está caindo muito.

 Um banho de vez em quando também é necessário, mas não com muita frequência, porque o banho excessivo ressecará sua pele e seu pelo. Muitos proprietários dão banho no Shiba Inu a cada três ou quatro meses.

Escove os dentes do Shiba pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

Apare suas unhas uma ou duas vezes por mês se o seu cão não as desgastar naturalmente para evitar lágrimas dolorosas e outros problemas. 

Se você pode ouvi-los clicando no chão, eles são muito longos. As unhas dos pés de cachorro têm vasos sanguíneos e, se você cortar muito, pode causar sangramento – e seu cachorro pode não cooperar na próxima vez que vir o cortador de unhas saindo. Portanto, se você não tem experiência em aparar unhas de cachorro, peça dicas a um veterinário ou a um tratador.

Suas orelhas devem ser examinadas semanalmente quanto a vermelhidão ou mau cheiro, o que pode indicar uma infecção. 

Quando você verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida com um limpador de ouvido suave e com pH equilibrado para ajudar a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; apenas limpe o ouvido externo.

Comece acostumando seu Shiba Inu a ser escovado e examinado quando for um filhote. Manuseie suas patas com frequência – os cães são sensíveis aos pés – e olhe dentro de sua boca. Faça da preparação uma experiência positiva, repleta de elogios e recompensas, e você estabelecerá as bases para exames veterinários fáceis e outros procedimentos quando ele for adulto.

Crianças e outros animais de estimação

O Shiba Inu é um bom cão de família , desde que seja criado adequadamente e receba treinamento e socialização adequada quando jovem. Ele se dá bem com crianças que o tratam com bondade e respeito.

Planos de saúde para o seu pet.