Criar avestruz
19/12/2020

Como criar avestruz

Por Animais Valiosos Tudo Sobre Animais

Aprenda Como criar avestruz

Se chegou até esse post é porque busca informações de como criar avestruz, dicas, melhores raças e como fazer para empreender com sucesso. Popularmente aqui no Brasil o avestruz tem origem africana, por ser um dos empreendimentos de sucesso muito utilizado na culinária brasileira.

O sabor mais que delicioso da carne tem sido explorado por diversos restaurantes. Desde do ano 1995 muitos criadores até hoje de avestruz surgiram no Brasil.

Poucas pessoas sabem mais criar avestruz é um negócio muito lucrativo. Apesar de bem competitivo no mercado isso não significa dizer que não tenha espaço para novos investidores no ramo.

Pelo ao contrário ser você souber criar a ave pode faturar muito dinheiro. Para quem não sabe o avestruz teve sua origem no Egito, mais se espalhou pelo o África há muitos anos atrás.

O avestruz por sua vez é um animal de grande porte na fase adulta pode chegar até 2 metros e 80 centímetros, pensando em torno de 150 quilos. É um animal que vive bastante (cerca 80 anos), mais ao chegar aos 40 não consegue ser reproduzir.

Estrutiocultura é o nome usado para criação de avestruz. A grande parte da criação desses animais é para abater, porém nada impede que o animal seja criado para outro fim.

Na África o avestruz é criado para fins domésticos, pois é uma ave extremamente dócil.

Raças de Avestruz

Como criar avestruz

Há 3 tipos de raças que podem ser usadas para fins de abate conheça elas a seguir:

  • Black Neck
  • Red Neck
  • Blue Neck

A raça Black Neck é muito dócil ela é usada muito para fins de criação doméstica, sua característica principal é o enorme pescoço.

Já a Red Neck que o avestruz de pescoço vermelho é uma raça muito agressiva, por isso não é recomendada para criação. Quando se sente ameaçada pode te machucar com muita facilidade.

Já o Blue Neck é menos territorialista e também menos agressiva para criação. É muito fugaz é oferece risco ao homem, principalmente quando estar sendo alimentado.

É importante ressaltar que não será pelas as penas que você vai definir se é ou não uma raça de avestruz calma. Pois todos eles possuem a mesma tonalidade de pena.

O que vai mudar um avestruz do outro é o pescoço, o preço também é bem oscilante de uma raça para outra.

Como é a criação de Avestruz aqui no Brasil

Ema, Buquê, Cabeça, Bird, Pássaro Grande, Animal
Avestruz – Reprodução de Imagem Pixabay

Todas as 3 raças mencionadas acima são comercializadas e criadas aqui no Brasil. Mais recomendamos que você busque começar primeiro pela a BLACK NECK, pois é um animal mais dócil e fácil de lidar.

Ele também um animal fácil de socialização com os demais. A maioria dos criadouros preferem cruzar e procriar ração descendentes dos demais junto com o a do Black Neck que ganha peso por conta da sua socialização e por ser um animal mais dócil.

Através de criadouros registrados aqui no Brasil você pode adquirir o seu avestruz, quanto mais plumas e quanto maior o peso do avestruz, maior é o preço comercial de abate.

Criação de Avestruz – Como montar uma estrutura?

O primeiro ponto agravante a respeito da criação de avestruz é a estrutura, pois o local deve permitir que o animal de pernas longas se movimentem.

O ideal é que ele seja criado em uma fazenda ou até mesmo em um sítio, ele não pode ser criado em áreas residências ou comerciais, pois não há espaço, além de não ter fácil convívio com a sociedade.

Além disso, o local deve ter um excelente pasto bovino e o cercado deve ser bem resistente para não permitir a fuga do mesmo. Como eles se alimentam exclusivamente pasto e também ração.

O ideal é que tenha-se um galpão enorme para que animal possa ser abrigar das variações climáticas e um reservatório limpo de comida e área. Com todos esses atendidos, o animal ser sentirá confortável o suficiente para ser reproduzir.

Alimentação do avestruz

como criar uma avestruz
Avestruz / Reprodução de Pixabay

Como mencionado ao decorrer do post o avestruz se alimenta exclusivamente do pasto, porém nada impede que você enriqueça ainda mais a alimentação do bichinho, dando a ele legumes e até mesmo uma ração especifica.

Isso de fato vai estimular o ganho de peso saudável do animal o que vai contribuir muito para o lucro na hora de vender o mesmo.

Todos os alimentos, inclusive a grama deve ser fresca para evitar doenças. Já angstrom ração deve- se trocar duas vezes ao dia e a mesma deve ser balanceada.

É preciso que você providêncie também pedras pequenas, as mesmas vão ficar alojadas no seu ventrículo para ajudar no processo de digestão.

Sempre que as mesmas sumirem do pasto, reponha!

Avestruz venda o que é aproveitado?

Criar avestruz é um negócio bem rentável pois pode-se aproveitar muita coisa, inclusive os ovos, além do couro que podemos mencionar uma pesagem média de 2kgs por animal mais 100 quilos de carne.

A carne de avestruz é muito mais cara do que a de boi, além de ser um alimento bem nobre na culinária brasileira por ter um sabor diferenciado e um alto valor nutritivo.

Além disso, toda a plumagem do avestruz é usada no mercado da industria e fabricação de travesseiros e outras finalidades que por sua vez possui um alto valor de comercialização.

Como ocorre a reprodução do avestruz?

O lucro da reprodução de um casal matriz de avestruz tem retorno de 100% relacionado ao preço de venda x abate do animal.

Porém é o criador respeite o tempo de produção do animal, o ciclo de cria e todo o processo de separação do animal da mãe que pode levar até 2 meses.

O ideal é que o avestruz procrie filhotes para comercialização até 30 anos de idade, idade estar que eles também podem ir para o abate.

Não explorar o casal matriz afim de reprodução faz com que você tenha uma boa criação de avestruz e assim maior lucratividade do seu negócio.

Se você deseja montar um criadouro de avestruz procure seguir todas as dicas para ter uma criação de qualidade tanto para você quanto para o animal.

Leia mais