Filhote de Pinscher
26/04/2021

Filhote de Pinscher: 5 fatos sobre a raça

Por Débora Nakaza

Você tem um Pinscher ou está pensando em ser o tutor de um filhote de Pinscher? Então conheça 5 fatos sobre a raça para ser um tutor exemplar.

O Pinscher é um ótimo cão de guarda, mesmo tendo porte pequeno. A média de altura dele é 30 centímetros. Ele também tem muita energia e um latido inconfundível.

Um Pinscher filhote é uma ótima escolha para um tutor que vive em apartamento ou uma casa pequena, porém ele também precisa de exercícios e brincadeiras para gastar energia.

Conheça agora 5 fatos da raça Pinscher.  

1 – Origem da raça Pinscher

Não existem muitos detalhes sobre a origem do Pinscher. Porém, para especialistas, a raça surgiu na Alemanha. O Pinscher se popularizou por causa de seu tamanho pequeno e também por ser um ótimo caçador de roedores.

O Pinscher foi muito popular na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Depois desse período, já havia tutores norte-americanos da raça. Eles também chegaram ao Reino Unido e à França por volta de 1950.

Atualmente, o Pinscher é um dos cães preferidos na Europa e nos Estados Unidos. No ranking do Brasil, ele só fica atrás do Shih Tzu e Poodle.

Na Alemanha, o cãozinho tem um apelido que significa “anão mordedor”.

A origem do Pinscher é um possível cruzamento das raças Dachshund e o Greyhound italiano, ou um terrier de pequeno porte e pelagem curta.

Pinscher

2 – Características físicas e temperamento do Pinscher

A pelagem do Pinscher é curta e lisa. Se você já tem ou vai virar tutor de um filhote de Pinscher, escove seu cãozinho todos os dias para evitar queda de pelos.

O Pinscher tem porte pequeno e crânio achatado. Sua arcada dentária é afiada e tem forma de tesoura. As orelhas são pontudas e dobradas. O focinho é achatado.

Quando já é adulto, o Pinscher pode ter entre 25 e 30 centímetros, variando seu peso entre 4 e 6 quilos.

O Pinscher é um cãozinho curioso, corajoso e muito apegado à sua família.

O Pinscher pode viver até 15 anos.

Filhote de Pinscher

3 – Filhote de Pinscher

Os filhotes de Pinscher têm muita energia e precisam gastá-la. O tutor precisa vigiar a brincadeira do filhote para evitar que ele se machuque.

Além disso, por ter um porte tão pequeno, ele precisa ser observado para não escapar por nenhuma brecha.

Ele também vai querer ficar atrás de seu tutor o tempo todo.

Para que seu Pinscher se torne um cãozinho de fácil socialização, é necessário habituá-lo desde filhote. Em geral, o Pinscher emite latidos para pessoas estranhas ou situações que podem ser de risco, mas com um bom treinamento e socialização desde filhote, ele não trará problemas maiores quando adulto.  

Filhotes de Pinscher são animados, inteligentes e corajosos. A raça também é conhecida por ser teimosa e agressiva. Porém, se treinados quando filhotes, essas características são amenizadas.

A fase de amamentação para os filhotes é muito importante.

Os filhotes de Pinscher têm ligeira predisposição para hipoglicemia. A hipoglicemia canina é o baixo nível de glicose no sangue, ou seja, de açúcar. A glicose baixa é prejudicial porque é a fonte de energia para que o cãozinho realize suas atividades.

4 – Cuidados com a saúde do Pinscher

Toda a energia que um Pinscher tem faz ele parecer um animalzinho muito saudável. No entanto, por seu porte pequeno, ele pode sofrer com luxação patelar.

A luxação patelar é o deslocamento da patela (rótula), que é um osso da articulação do joelho. A patela permite a mobilidade do joelho. A luxação patelar causa um desencaixe da patela ou rótula.

Para evitar a luxação patelar em seu Pinscher, faça exercícios e brinque com ele para que o animalzinho não se torne obeso. O cãozinho também não pode escorregar no piso liso ou fazer esforço para subir ou descer de móveis.

Filhote de Pinscher: 5 fatos sobre a raça

5 – A higiene do Pinscher

É necessário escovar a pelagem do Pinscher uma vez por semana. Isso não requer muito esforço. É comum a queda de pelos no animalzinho, ainda mais em épocas de troca.

Utilize escovinhas próprias para cãezinhos. Nunca use produtos de seres humanos no seu cão.

Deixe a casinha e a caixa de transporte do Pinscher sempre limpos. Outros itens também devem ser higienizados frequentemente como lençóis preferidos, brinquedos e vasilhas de comida e água.

Você gostou desse conteúdo?

Veja mais:

Filhotes de Pitbull

Pinscher 0: conheça uma das raças mais populares do Brasil