filhote de Dogo Argentino
21/11/2021

Dogo Argentino

Por ANTONIO IVAN VIEIRA IVAN

Conheça tudo sobre o Dogo Argentino

Está pensando em comprar ou adotar um filhote de Dogo Argentino? Leia o artigo até o final e entenda tudo que você precisa saber antes de adquirir um novo membro para sua família.

Você conhece a raça do cachorro Dogo Argentino?

O Dogo Argentino é um cachorrinho alegre e tímido com uma pelagem incrível. Ele é ótimo animalzinho para companhia e, apesar da “cara de mau”, é um cachorro amigável e muito leal. Além de adorar ficar em companhia do seu tutor, o animalzinho chega a ser tímido ao conhecer novos locais e pessoas.

O cachorro Dogo Argentino é uma excelente opção para quem vive em uma residência grande, já que ele não lida bem com pouco espaço e até com uma ausência mais demorada de seu tutor. Por isso, é essencial que o dogo argentino possua um local amplo para sentir-se confortável. Ambientes pequenos o fazem ficar incomodado e, possivelmente, agressivo.

Qual é a origem da raça Dogo Argentino?

O Dogo Argentino tem origem na Argentina, por isso seu nome. A origem do que conhecemos hoje como Dogo Argentino é resultado de 25 anos de cruzas, sendo as raças anteriores: boxer, pointter, mastiff, bull terriers, lébrel irlandês e outros.

Quais são as características de um cachorro Dogo Argentino?

Apesar de ser um cachorro de grande porte, o Dogo Argentino é energético, amável e também temperamental. Por isso, é necessário que o Tutor controle toda essa energia realizando exercícios e também tendo pulso firme para com o cachorrinho, já que ele tende a ser “mandão”.

No entanto, apesar dessas características com treinamento de socialização é possível fazer com que o filhote ou já adulto Dogo Argentino seja mais sociável com crianças pequenas e até amigos próximos da família. Com os treinos de socialização, o Dogo Argentino é amável, obediente e livre de estresses e ações de agir como Alfa.

Entretanto, vale salientar que para ser considerado um Dogo Argentino ele precisa ter a pelagem branca, pode ter manchas negras no rosto que não podem cobrir uma área maior que 10% dele. É exigido isso caso você queira participar de competições.

Outro detalhe importante desse cãozinho adorável e de personalidade forte é que comumente com os cachorros de pelagem branca, o Dogo Argentino está propenso a desenvolver surdez.

Qual é a média de tamanho e peso de um Dogo Argentino?
Qual é a média de tamanho e peso de um Dogo Argentino?

Qual é a média de tamanho e peso de um Dogo Argentino?

A raça Dogo Argentino não é igual ao Cane Corso, afinal ambos são raças distintas, mas possuem familiaridade por conta de ser de grande porte. Entretanto, o Dogo Argentino é maior que o pit bull, que tem entre 35 e 53 cm de altura, e peso que varia entre 14 kg a 28kg. Logo, o Dogo Argentino adulto pode chegar a 65 cm de altura e 54 kg de peso.

Quais são as cores de um Dogo Argentino?

A pelagem de um Dogo Argentino é única por conta de suas cruzadas e, é claro, além da genética única, suas manchas também são. Para ser considerado um Dogo Argentino de raça pura ele precisa ter a pelagem branca e, é claro, poderá ter manchas negras no rosto, entretanto, não passa de 10% da área. O Dogo Argentino também possui um focinho mais longo e o crânio maior.

Qual é a expectativa de vida de um Dogo Argentino?

A expectativa de vida de um Dogo Argentino é de 15 anos. Levando em consideração que a expectativa de cães em geral é de até 13 anos, o Dogo Argentino vive bastante tempo.

Como é a socialização de um Dogo Argentino?

O Dogo Argentino é uma raça originária para caça e combate, por isso não há problemas com latidos, o Dogo Argentino possui uma personalidade forte que, se ver um perigo, ele mesmo vai resolver. O que pode ser perigoso em alguns casos.

Entretanto, se houver treinamento desde filhote, o Dogo Argentino poderá alertá-lo sobre algum problema por ser muito protetor. Ele será sociável com crianças menores e amigos próximos através de um treinamento de socialização, é necessário que tenha para que ele não se torne agressivo ou até mesmo ache que “manda no pedaço”.

Com o treinamento de socialização, ele será bastante sociável e dócil com as pessoas e outros cãezinhos, mas ainda ficará alerta.

Como é a convivência com um Dogo Argentino?

Um Dogo Argentino tende a ser muito fácil de conviver. Ele é um animal dócil e naturalmente tímido, entretanto, por ser cheio de energia é necessário que o tutor tenha a rotina de praticar exercícios para levar o cachorrinho e ambos ter uma vida livre de estresse e saudável.

O cachorro inicialmente pode ser teimoso, por isso treiná-lo desde cedo é uma das coisas recomendadas para que ele socialize melhor com crianças.

Qual é o preço de um Dogo Argentino e onde comprá-lo?

Se você decidir comprar um Dogo Argentino, não compre em petshops, pela internet ou de criadores não-licenciados. Isso para saber a verdadeira procedência da raça do cãozinho e se ele foi tratado adequadamente até ser vendido.

Afinal, é uma das raças mais raras que existe atualmente e pura, por conta disso é necessário comprar de locais e criadores licenciados, bem como o preço do Dogo Argentino é um pouco mais caro.

Por isso, a recomendação é comprar seu filhote Dogo Argentino de criadores licenciados. Seu preço pode variar entre R$1.000,00 a R$4.000,00, dependendo da cidade onde você vive e do criador escolhido.

Qual é o preço de um Dogo Argentino e onde comprá-lo?

Quais são os cuidados com um Dogo Argentino?

É comum um Dogo Argentino nascer com a pelagem branca e com uma mancha rosada no focinho, entretanto, após três meses de vida a mancha rosada se torna preta.  Para manter o cuidado com seu cãozinho, tenha acessórios específicos para cachorros, para escovar seu novo amigo toda semana.

Além disso, não fique preocupado com os pelos espalhados pela casa e até na sua roupa. Os pelos de um Dogo Argentino não caem bastante mesmo com os cuidados necessários.

O cão da raça é muito saudável, mas pode sofrer com problemas como surdez ou deficiência auditiva parcial, que é comum em cães dessa raça. Caso você perceba qualquer problema de saúde em seu Dogo Argentino, o ideal é levá-lo ao veterinário.

  • Higiene

Não é necessário dar banho em seu Dogo Argentino semanalmente como outras raças. O ideal é dar banhos a cada três meses em seu cãozinho e verificar a frequência com um veterinário.

Sempre utilize produtos próprios para cãezinhos na hora de dar banho no seu Dogo Argentino.

Se o Dogo Argentino ficar com as unhas muito grandes, ele pode se machucar ou arranhar locais já que se movimenta com frequência. Por isso, sempre apare as unhas de seu cãozinho ou contrate o serviço de um especialista.

  • Escovação

A escovação de dentes do Dogo Argentino é essencial para evitar problemas bucais, como o tártaro. É essencial escovar os dentes do cãozinho pelo menos uma vez por semana. E, principalmente, fazer a escovação dos pelos semanalmente para retirar peles mortas e também pelos “velhos”.

Quais são os cuidados com um filhote Dogo Argentino?

Na idade de filhote, um cãozinho Dogo Argentino é mais leve, menor e sensível do que um adulto. Por isso ele exige atenção redobrada.

Além disso, escolha a ração certa para seu cãozinho, na quantidade correta e com alimentação de acordo com sua idade. Por fim, comece o adestramento e a socialização do filhote desde cedo, para evitar problemas comportamentais no futuro, principalmente com o Dogo Argentino que, apesar de bom companheiro, também é temperamental.

Você já está pronto para ter um Dogo Argentino

Agora que você já sabe tudo que precisa para adotar ou comprar um Dogo Argentino, você está pronto para tê-lo em sua casa. Você aprendeu a origem da raça, suas características e personalidade, cuidados específicos de um Dogo Argentino, o preço e como é a convivência e a socialização, além de média de peso, altura e expectativa de vida.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre seu filhote de Dogo Argentino, consulte o veterinário do seu novo amigo.

Dogo Argentino
Veja todo os nossos artigos https://animaisvaliosos.com.br/

Cachorros Conheça os 11 cachorros feios do mundo Conheça tudo sobre o Spitz Alemão