Conheça a raça cachorro boiadeiro ou Boiadeiro Australiano
27/04/2021

Conheça a raça cachorro boiadeiro ou Boiadeiro Australiano

Por Débora Nakaza

Você conhece a raça popularmente conhecida como “cachorro boiadeiro”? Ela também pode ser chamada de boiadeiro australiano.

Se você não conhece, continue nesse post. Você vai querer um cachorro boiadeiro para ser seu cãozinho de estimação. 

Origem do Boiadeiro Australiano

Em meados de 1800, na Austrália, grandes terrenos foram disponibilizados para a pecuária. A pecuária é a atividade que consiste na criação de animais para comercialização.

A raça boiadeiro australiano (ou cachorro boiadeiro) é o resultado do cruzamento para obter uma raça de cão de pastoreio perfeita para trabalhar com o gado.

Cães de pastoreio são cachorros de temperamento dócil, inteligentes e obedientes, treinados para ajudar a reunir rebanhos.

Os boiadeiros australianos ajudaram muito no desenvolvimento da pecuária na Austrália.

Ele também pode ser conhecido com os nomes:

·        Australian Cattle Dog;

·        Blue Heeler;

·        Red Heeler.

No entanto, apenas em 1980 foi que a American Kennel Club (AKC) reconheceu e padronizou a raça do boiadeiro australiano. A AKC é um dos maiores clubes de registro de cães de raça pura do mundo, fundado em 1884.

Atualmente o cachorro boiadeiro é um cãozinho muito popular em regiões da Europa, América do Sul e Estados Unidos.

 Personalidade do cachorro boiadeiro

 Personalidade do cachorro boiadeiro

O cachorro boiadeiro tem muita energia. É uma raça que gosta de explorar. Porém, também são cachorros muito leais, já que têm um instinto de proteção bem apurado. É uma raça muito apegada à sua família.

Por ter sido criado para caçar e pastorear gado, o boiadeiro australiano usa muito seus dentes para mordiscar, mesmo quando estão brincando. Por isso, o cachorro boiadeiro precisa de treinamento e socialização desde filhote.

Ele não costuma latir muito, nem é muito barulhento. Nem por isso deixa de ser um bom cão de guarda. Ele late para avisar ao tutor de alguma estranheza no território, apesar de preferir ficar em silêncio.

Como parte de sua personalidade, o cachorro boiadeiro é ativo e curioso. Então ele precisa de muito exercício físico e estímulo mental para não ficar entediado ou ansioso. Isso pode provocar comportamentos destrutivos.

O boiadeiro australiano também é um cão agitado, já que foi criado para estar sempre atento e em movimento. Eles são cheios de energia.

Treinar e socializar o cãozinho desde cedo tende a tornar o cachorro boiadeiro em um animalzinho sociável e bem-humorado, porém de energia incessante. Ele precisa de bastante espaço externo para correr, brincar e se exercitar.

O boiadeiro australiano se dá bem com outros animais, já que foi criado para ajudar no pastoreio.

Cuidados com a saúde do cão boiadeiro

A escovação dos pelos é indicada uma vez por semana para tirar a sujeira da pele. Porém, na época de troca de pelagem é necessário maior frequência de escovação para retirar pelos mortos.

Sempre utilize em seu cão boiadeiro produtos próprios para cachorros.

O cão boiadeiro é muito independente e não costuma precisar dos tutores para sua completa higienização. Então, os banhos são recomendados apenas quando o cãozinho estiver muito sujo ou por recomendação do veterinário.

Também é necessário escovar os dentes de seu animalzinho uma vez por semana para evitar tártaros.

Como várias raças de cachorros, o cachorro boiadeiro também tem predisposição a algumas doenças. É o caso da luxação patelar, que é o desencaixe das articulações na região do joelho do animal.

Afora isso, confira outras doenças que podem acometer o boiadeiro australiano:

·     Olhos

A atrofia progressiva da retina (APR) é uma condição genética que pode afetar um cachorro boiadeiro. Essa é uma doença ocular que desgasta a retina do cãozinho. Se não for tratada, pode levar à cegueira.

·     Ouvidos

Outra condição genética dos boiadeiros australianos é a surdez. A audição do animalzinho deve ser testada desde cedo.

·     Quadril

O cachorro boiadeiro pode sofrer de displasia do quadril. Isso significa deterioração da cartilagem dos ossos do quadril. A doença pode fazer com que o cãozinho fique manco ou tenha perda dos movimentos da região.

Como deu para perceber, o boiadeiro australiano ou cachorro boiadeiro foi criado com a intenção de ajudar no desenvolvimento da pecuária na Austrália, mas depois se popularizou mundo afora. Hoje em dia ele é um ótimo animal de estimação, já que tem energia de sobra, se dá bem com crianças e outros animais, além de ser lindo.

Gostou desse conteúdo? Veja também:

Filhote de Pinscher: 5 fatos sobre a raça

Buldogue Francês Personalidade e Características