Shih Tzu
12/05/2021

Conheça tudo sobre a raça Shih Tzu e o preço de um filhote

Por Débora Nakaza

Você também acha o Shih Tzu um cãozinho muito fofo? Você já tem um ou está pensando em ter um filhote de Shih Tzu? Então este artigo é para você. Vamos falar também das cores que o Shih Tzu pode ter.

Alguns documentos e pinturas mostram que a origem do Shih Tzu pode ser de até 624 a.C. O local considerado de surgimento da espécie é o Tibete. No entanto, foi na China que a raça se popularizou como mascote da família imperial.

Quais são as cores que um Shih Tzu pode ter?

Será que você já viu todas as cores que um Shih Tzu pode ter? Confira aqui quais existem:

  • Shih Tzu dourado e branco;
  • Shih Tzu vermelho e branco;
  • Shih Tzu prata e branco;
  • Shih Tzu fígado e branco;
  • Shih Tzu preto e branco;
  • Shih Tzu preto sólido.

Essas são todas as cores que podem variar no Shih Tzu.

Qual o preço de um filhote de um filhote da raça Shih Tzu?

O preço de um filhote de Shih Tzu pode variar de R$ 500 a R$ 4.500.

O filhote nasce com o nariz rosado, por causa da despigmentação natural da fase. Sua tonalidade aumenta após dois meses de vida.

Cada ninhada de Shih Tzu dá de três a cinco filhotes. Durante os primeiros meses é necessário manter a vacinação e a vermifugação em dia.  Por isso, leve seu filhotinho para o veterinário de acordo com a recomendação do especialista.

Qual o preço de um filhote de um filhote da raça Shih Tzu?
Imagem: Pixabay

Quais são os cuidados com a saúde do Shih Tzu?

Os cãezinhos Shih Tzu podem desenvolver problemas comuns na raça, geralmente ligados à respiração por conta do nariz achatado. Eles podem roncar, espirrar e desenvolver apneia ou infecções respiratórias.

Outro problema que pode aparecer em seu cãozinho é a coprofagia, um hábito de comer as próprias fezes. Porém, o problema tem solução e pode ser tratado com um veterinário.

Manter a limpeza nos ouvidos do Shih Tzu é essencial, já que ele pode desenvolver infecções. O Shih Tzu também pode ficar obeso, então fique de olho em sua dieta e faça exercícios que não exijam muito de seu porte e suas patinhas.

  • Escovação dos pelos

O Shih Tzu tem a demanda de escovação de pelos de qualquer cachorro de porte pequeno com pelagem comprida. A escovação nesse cãozinho deve ser diária, mas feita com cuidado para não prejudicar a saúde dos pelos.

Quando eles são filhotes, não soltam muito pelo. Isso só aumenta conforme o Shih Tzu cresce. Na época de troca de pelagem isso também é comum.

  • Banhos

O Shih Tzu deve tomar banho toda semana. Os produtos usados devem ser recomendados pelo veterinário. Produtos para higiene humana não devem ser utilizados em seu amigo peludo.

  • Dentes

Na maioria dos Shih Tzu, os dentes de baixo aparecem mais do que os dentes de cima. Faça a escovação com produtos para cães. Isso evita o aparecimento de tártaro, combate o mau hálito e infecções.

  • Unhas

As unhas de seu Shih Tzu se desgastam naturalmente com atividades físicas e brincadeiras. No entanto, se for necessário aparar, procure um profissional, já que ele tem experiência e o aparato necessário para o corte de unhas.

Conheça tudo sobre a raça Shih Tzu e o preço de um filhote
Imagem: Pixabay

Como é a personalidade, a convivência e socialização com um Shih Tzu?

O Shih Tzu adora colo e sua família. No entanto, ele pode ser teimoso e difícil de lidar quando não são adestrados quando filhotes. Um Shih Tzu deve ser treinado para entender qual é a hierarquia da casa.

Essa é uma boa raça de cãozinho para quem passa bastante tempo em casa.  Um Shih Tzu pode desenvolver problemas se ficar sozinho por muito tempo.

A convivência de um Shih Tzu é ótima com crianças e adultos. Também é um cachorrinho que vai latir muito se não for bem adestrado. Um Shih Tzu tem uma boa relação com outros animais, incluindo outros cãezinhos.

Quando escolher um Shih Tzu para ser meu companheiro cãozinho?

Se você passa muito tempo em casa, já é um bom indício de que um Shih Tzu é a raça ideal para você.

O Shih Tzu não precisa de muito espaço. Isso não quer dizer que ele não possa ser criado em um ambiente grande com um quintal, por exemplo. O que conta aqui é que ele pode ser criado em apartamentos e casas pequenas também.

Gostou desse conteúdo? Veja mais:

Conheça mais sobre o Pitbull preto e o preço de um filhote

Husky Siberiano: saiba o preço de um filhote e mais curiosidades sobre a raça